Entrevista ao engenheiro Carminho (Fagar)
Introdução, primeira explicação:
“Este reservatório é o denominado reservatório do Alto de Rodes, abastece toda a zona alta da cidade de Faro. Tem 4 células apoiadas, cada uma tem uma reserva de 8 mil metros cúbicos de água. O reservatório elevado suporta um volume de mil metros cúbicos de água. A água que aqui chega é-nos distribuída pelas águas do Algarve, a partir daí é feito o abastecimento á zona baixa da cidade e o excedente entra nas células apoiadas, que por bombagem sobe ao depósito elevatório que é a reserva de água.
Todo o conjunto é constituído pelo depósito elevatório, as quatro celulas apoiadas e uma casa de manobras.”
Uma das coisas que nos interessou neste reservatório foi exactamente a diferença que ele tem em relação aos outros em termos arquitecturais, pois cada concelho tem um formato específico de reservatório.
“Eu penso que isso terá a ver com a arquitectura de quem concebe o tipo de reservatório. Porque este reservatório como se pode ver tem uma arquitectura completamente diferente de um outro que também abastece a parte alta da cidade que é o reservatório de Santo António. A cuba em si é muito mais estreita, mais baixa e o fuste, todo ele também mais estreito.
Sabe a razão pela qual construíram aquele andar circular? Será que já havia na altura a ideia de ser construído ou explorado pelas suas potencialidades?
“Aquele andar não tinha ideia de ser construído, mas já tem havido algumas propostas no sentido de quererem explorar esta situação como restaurante, pois tem a ver com a arquitectura. Pois pode ser explorado através de um restaurante panorâmico e possivelmente giratório, pois de lá de cima tem uma vista magnífica, vê-se toda a Ria, o Farol…
Mas como isto é um espaço privado de abastecimento de água não conviria muito a entrada e saída de muitas pessoas sem controlo.”
Neste momento o espaço está a ser utilizado pela Fagar?
“Sim, neste momento o espaço é utilizado apenas pela Fagar. Para o aparcamento de viaturas, para o armazenamento de alguns materiais que como o espaço fica perto da cidade, é mais prático em de rupturas ou fugas de água que teríamos de fazer reparações.”
Tem conhecimento de algum projecto do espaço envolvente?
“Para já no espaço envolvente está a ser feita uma urbanização, e penso que o futuro será de construções em volta de todo o espaço.”
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário